FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

A Fisioterapia Pediátrica é uma área especializada da fisioterapia que se dedica à prevenção, avaliação e tratamento de doenças e condições em bebês e crianças. O fisioterapeuta pediátrico foca na promoção do desenvolvimento motor, saúde respiratória e recuperação de lesões ortopédicas ou neurológicas. Além de técnicas específicas e atividades lúdicas, nossa abordagem conta com a participação dos cuidadores e nosso objetivo é ajudar os bebês e crianças a atingir seu máximo potencial físico e funcional.

O tratamento oportuno pode melhorar significativamente o prognóstico, prevenindo complicações e otimizando o potencial de desenvolvimento da criança.

Na Piccoli, acreditamos que a fisioterapia pediátrica é uma aliada no cuidar e potencializar as habilidades da criança, sempre respeitando a individualidade e transformando o movimento em oportunidade de aprendizado e evolução.

Nossa atuação:

  • Prematuridade.
  • Torcicolo Congênito.
  • Assimetria Craniana.
  • Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor.
  • Síndromes Genéticas.
  • Alterações Neurológicas.
  • Doenças Pulmonares Crónicas.
  • Pós operatório ortopédico e pós fratura.
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A Terapia Ocupacional (TO)

A Terapia Ocupacional (TO) na estimulação precoce tem um papel essencial no desenvolvimento global do bebê e da criança pequena, especialmente quando há risco de atrasos ou já existem dificuldades instaladas. O foco principal é estimular as funções do cotidiano e da autonomia, considerando corpo, mente e ambiente. Principais atuações da Terapia Ocupacional na estimulação precoce:
  • Desenvolvimento motor fino e grosso: favorecer movimentos coordenados, manipulação e funcionalidade de objetos, postura e equilíbrio.
  • Integração sensorial: auxiliar a criança a organizar e responder adequadamente aos estímulos sennsoriais ( tátil, auditivo,  visual , gustativo, olfativo, vestibular,  proprioceptivo e interoceptivo) em diferentes ambientes,
  • Promoção da autonomia: incentivar a participação em atividades da vida diária (alimentação, vestir-se, brincar), práticas e sociais.
  • Brincar terapêutico: o brincar é a principal ocupação bebês e crianças. O brincar favorece o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional.
  • Orientação aos pais e cuidadores: apoiar a família para adaptar rotinas, estimular a criança em casa e facilitar o vínculo.
  • Adaptação do ambiente e recursos de tecnologia assistiva : quando necessário, indicar adaptações ou materiais que favoreçam a participação da criança e proporcionem sua autonomia respeitando suas necessidades e potencialidades.

 

Em resumo, a Terapia Ocupacional na estimulação precoce ajuda a criança a explorar o mundo, brincar, interagir e se tornar mais independente, sempre respeitando o ritmo individual e fortalecendo o papel da família.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma abordagem que integra aspectos motores, cognitivos, emocionais e relacionais, fundamentais no desenvolvimento global da criança.

O psicomotricista atua favorecendo:

  • A construção da imagem corporal e da consciência do próprio corpo;
  • O desenvolvimento da coordenação motora global e fina;
  • A organização do tônus, postura e equilíbrio;
  • A relação entre movimento, emoção e simbolização, apoiando também o desenvolvimento cognitivo e afetivo;
  • A interação social e comunicação, fortalecendo vínculos com família e ambiente.

 

Dessa forma, a psicomotricidade contribui para que a criança se desenvolva de maneira harmônica, autônoma e integral, especialmente quando há fatores de risco ou atrasos no desenvolvimento.

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Musicoterapia

A Musicoterapia é uma especialidade de formação com nível superior, em que o musicoterapeuta está habilitado a usar a música e seus elementos: instrumentos musicais, corpo, voz, canções, pausas e sons para brincar com a criança e promover experiências musicais, com fins terapêuticos.

Essas intervenções têm o objetivo de enriquecer as vivências das crianças, para estimular interação, linguagem, comunicação, socialização, autorregulação, vínculo e autonomia.

Nos atendimentos individuais, para bebês e crianças, o plano terapêutico é desenvolvido de maneira integrada com a família e com os profissionais envolvidos no cuidar da criança, de modo a ter objetivos e período de atendimento específicos e personalizados a partir da individualidade da criança.

Indicado para casos de:

  • Atraso na fala e linguagem
  • Apraxia de fala
    Transtornos do neurodesenvolvimento
  • Paralisia cerebral síndromes genéticas
  • Doenças euromusculares
  • Prematuridade
  • Queixas emocionais e comportamentais
  • Ansiedade e depressão

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